Quanto Custa?

Intercâmbio e Cursos para Estudar e Trabalhar na África do Sul

Perguntas Frequentes

Dicas

Preciso de seguro saúde?

Para quem ficar menos de 90 dias não é obrigatório o seguro saúde, porém é extremamente recomendado, pois os custos de saúde por lá são altos. Inclusive, algumas escolas não aceitam matricular o aluno se ele não tiver um seguro saúde.

Já para quem for aplicar o visto para ficar mais de 90 dias, é obrigatório ter um seguro saúde. Seus custos e coberturas variam de acordo com o tempo e tipo de curso.

Fale conosco para obter um seguro saúde/viagem antes de embarcar.


Posso dirigir na África do Sul? E como alugar um carro?

Para dirigir na África do Sul, o condutor deve ter no mínimo 18 anos (a idade mínima pode variar de acordo com a categoria do veículo) e deve estar habilitado há pelo menos 1 ano. Também é necessário ter uma carteira internacional de habilitação.

Condutores com idade inferior a 25 anos estão sujeitos ao pagamento de uma taxa adicional para “condutor jovem”, que é cobrada no local do aluguel.

O uso de cinto de segurança é obrigatórios para o condutor e todos os passageiros.

Você pode alugar um carro através dos sites das locadoras, o que é recomendado por exemplo, no final do ano, quando a procura é grande. Se preferir deixar para reservar pessoalmente, ao chegar no saguão dos aeroportos você encontrará uma ampla variedade de locadoras.

Lembre-se que na África do Sul a mão é inglesa, ou seja, dirige-se do lado contrário do que estamos acostumados no Brasil.

Recomendamos ter sempre um GPS, que pode ser alugado junto com o carro.

 


Qual o fuso horário da África do Sul?

O horário da África do Sul está 5 horas à frente do horário brasileiro. Ou seja, enquanto no Brasil são 12h, na África do Sul são 17h.

 


Qual é a moeda da África do Sul?

A moeda na África do Sul é o Rand (ZAR ou R). A moeda é também utilizada em Lesoto, Namíbia e na Suazilândia.

O Rand trabalha com moedas de 0,01, 0,02, 0,05, 0,10, 0,20, 0,50, 1,00, 2,00 e 5,00. Além de cédulas de 10, 20, 50, 100 e 200.

Cartões de crédito – A maioria dos cartões de crédito e travellers cheques (cheque viagem) são aceitos. Porém o uso pode ser um pouco restrito em vilarejos e áreas não urbanas. Combustível não pode ser pago com cartão de crédito, para isso existe um cartão especial de combustível (Petrol Card) ou então o pagamento em dinheiro. Tanto o cartão de crédito como o cartão de combustível podem ser usados para pagar pedágios.

Recomendamos andar sempre com uma quantidade em dinheiro para emergências.

Na África do Sul, há um grande número de caixas-eletrônicos espalhados pelas grandes cidades. Muitas casas de câmbio aceitam o Real, mas você também pode fazer o saque com o cartão do seu banco na moeda local. Lembramos que, para quem não tem conta em um banco local, há uma taxa para cada saque realizado. Consulte seu banco para saber dos valores.


Quais são as companhias aéreas domésticas na África do Sul?

Há várias linhas aéreas domésticas que atendem o país: a South African Airways (SAA), suas empresas-irmãs Airlink e South African Express, a TAM, a British Airways (operada pela Comair) e as linhas aéreas de baixo custo Mango, 1Time e Kulula.com.

A África do Sul possui três aeroportos internacionais: Johannesburg, Cape Town e Durban.

Os aeroportos domésticos incluem: Bloemfontein, Port Elizabeth, East London, George, Kimberley, Kruger Mpumalanga, Polokwane and Pietermaritzburg.

Para maiores informações acesse: http://www.airports.co.za


Contato da Embaixada e Consulados Brasileiros na África do Sul

Embaixada Brasil em Pretória
South Africa Hillcrest Office Park, Woodpecker Place, 1st Floor, 177 Dyer Road, Hillcrest P. O. Box 3269, Pretoria
(+27) 12 366 5200
pretoria.itamaraty.gov.br

Consulado Geral na Cidade do Cabo
7 Bree Street, 9o andar, Touchstone House 8001, CBD, Cape Town
Telefone: (00xx27) 21 421 4040 ou 021 421-4040 para ligações locais.
Fax: 086 678 7599
capetown.itamaraty.gov.br

Importante ressaltar que o horário de funcionamento pode variar do que está no site, é recomendado entrar em contato por telefone antes de ir ao local.



Qual voltagem e tipo de tomada na África do Sul?

A voltagem na África do Sul é 220 V . Recomendamos carregar sempre consigo um (ou mais) adaptadores universal, os quais são facilmente encontrados tanto no Brasil quanto na África do Sul.

As tomadas sul-africanas são de três pontos redondos. É possível comprar um adaptador na chegada no aeroporto, no supermercado ou em algum shopping.


Como telefonar da África do Sul para o Brasil?

As duas principais (e melhores) maneiras de ligar para o Brasil são pelo skype ou comprando um chip de celular. Como para a conversa via skype é necessário basicamente ter uma conexão de internet e um aplicativo do Whatsapp (ou um laptop), essa é, certamente, a melhor opção.

Pelo celular ou qualquer outro telefone, você deve seguir os passos abaixo:
00 + 55 (Código de DDI do Brasil) + Código DDD para o local que deseja fazer a ligação (ex. 11 para São Paulo, 21 para o Rio de Janeiro, etc.) + Número do telefone.*


Quais são os feriados da África do Sul?

Existem 12 feriados na África do Sul.

01 de Janeiro  – Ano-novo
21 de Março –  Direitos Humanos
MAR/ABR – Sexta-feira Santa
MAR/ABR – Dia da Família
27 de Abril – Dia da Liberdade
1º de Maio 2015 – Dia do Trabalho
16 de Junho – Dia da Juventude
09 de Agosto – Dia Nacional das Mulheres
24 de Setembro – Dia do Patrimônio
16 de Dezembro – Dia da Reconciliação
25 de Dezembro – Natal
26 de Dezembro – Dia da Boa Vontade


O que é Jet Lag?

O jet lag é a perda de ritmo e concentração ao se passar por fusos horário diferentes em pouco tempo.

Seu sintomas consistem em irritabilidade, dor de cabeça, cansaço e alteração dos padrões de sono e fome. Esse tipo de alteração ocorre devido às mudanças de hábitos (hora de comer e de dormir, por exemplo). Os efeitos do jet lag são mais evidentes quando a diferença de horário entre o ponto de saída e o destino é superior a quatro horas. É necessário, em média, um dia de descanso para cada hora de diferença.


Como levar dinheiro para a África do Sul?

Solicite gratuitamente seu Cartão Viagem Internacional em uma de nossas agencias:

O Cartão Pré-Pago Internacional  funciona para saques e compras no exterior. Ele é aceito em mais de 200 países, em mais de 1 milhão de caixas eletrônicos e mais de 32 milhões de estabelecimentos para compras internacionais. O cartão Mastercard poderá ser utilizado na modalidade de CRÉDITO no exterior e CRÉDITO no Brasil em qualquer filiado Mastercard ou na modalidade “saque” nos caixas eletrônicos também identificados com a bandeira CIRRUS.

O cartão poderá ser utilizado na modalidade de CRÉDITO no exterior e DÉBITO no Brasil ou na modalidade “saque” nos caixas eletrônicos.

Ao adquirir o cartão, você terá as seguintes vantagens:

  • O cartão é carregado em dólar americano, dólar canadense, dólar neozelandês, euro ou libra esterlina e as compras e saques são realizados na moeda local do país em que estiver;
  • Sem risco de variação cambial contra a alta da moeda carregada no cartão;
  • Podem ser recarregados quantas vezes quiser, mesmo à distância;
  • Disponibilidade de cartões adicionais para acessar o mesmo saldo;

Solicite seu Cartão Viagem Internacional


Dinheiro, cartões de credito, Traveler checks?

A moeda da África do Sul é o euro. Mas além do dinheiro em espécie há outras formas, até mais práticas, de se levá-lo.

Cartões de credito são seguros e aceitos em todos os lugares. Também permitem sacar dinheiro nos caixas eletrônicos. São imprescindíveis para quem vai fazer uma viagem internacional, pois não deixa de ser uma forma de se ter mais segurança, principalmente em relação aqueles gastos que não foram previstos no roteiro inicial.

Traveller-Checks – Tem seguro e são numerados. Podem ser adquiridos em bancos.

Cartão Viagem – o mesmo que Traveller Checks porem na forma moderna de um cartão como um cartão de credito. Hoje em dia a principal forma utilizada por viajantes do mundo todo. Fale conosco para obter o seu Cartão Viagem Internacional.


+20 Anos
No Mercado
Lider no Google
entre as agências de intercâmbio
+2,500
Clientes Anuais
+40,000
Leads por Ano
10 Websites
Especializados
+250 Pacotes
de intercâmbio
Top Destinos
pelo mundo
Ferramentas
de última geração
+ Anos
No Mercado

Líder no Google

Entre agências

+
Leads por Ano
Websites
Especializados
20 Anos
Dúvidas? Converse aqui!