Joanesburgo
-
Região: Gauteng
-
Temp: 29C - -1C
-
Custo de Vida: 800 / Semana
Uma cidade cosmopolita, repleta de atividades culturais. Se sua preferência é estudar em uma grande metrópole, com custo baixo, Joanesburgo é a cidade ideal para você fazer seu intercâmbio e aperfeiçoar seu inglês.
Região: Gauteng
Temp: 29C - -1C
Custo de Vida: 800 / Semana
Joanesburgo, mais conhecida por seus habitantes por Jo’burg ou Jozi, é uma cidade que muda rapidamente. É o vibrante coração da África do Sul. Com mais de 5 milhões de habitantes, é a maior e principal cidade do núcleo urbano, industrial, comercial e cultural do país.
Ao falar em África do Sul, a maioria pensa em Cape Town, sua irmã com aparência melhor, mas é Joanesburgo que continua em constante desenvolvimento. A cidade está desabrochando.
No seu centro são construídos novos prédios residenciais e comerciais em um ritmo rápido. No distrito cultural de Newtown os teatros, restaurantes, museus e clubes de jazz estão mais vivos do que nunca.
Jo’burg é a Capital Social do País, isso faz com que as alterações sociais que aconteceram ou ainda acontecem, sejam mais visíveis na cidade do que nas demais regiões do país. Por exemplo, uma próspera classe média surgiu com o fim do Apartheid, tanto nos subúrbios, como no famoso município de Soweto – que está atraindo cada vez mais os dólares dos turistas e investimentos.
O destino ainda carrega as cicatrizes do passado e elas levarão tempo para curar. Na cidade há uma forte divisão entre os que têm boas condições financeiras e os que não têm. Regiões muito glamorosas e ricas, com grandes shoppings e restaurantes finos ficam a poucos metros de distância de regiões miseráveis. Embora o governo pós-apartheid tenha dado origem a alguns avanços sociais, isso não aconteceu rápido o suficiente e a alta taxa de criminalidade da cidade é um sintoma das desigualdades persistentes.
Logo que você chega na cidade pela primeira vez ela pode deixá-lo intimidado, mas é bom saber que a maioria dos crimes graves ocorrem longe das principais atrações turísticas. De qualquer forma sempre bom ficar atento com seus pertences. Jo’burg é uma cidade incrivelmente amigável e repleta de atrações para visitar.
Se seu destino for Cape Town, Durban ou o Kruger Park, com certeza você fará um stop lá. A cidade está criando uma identidade cada vez mais cosmopolita e a sua confiança renovada se reflete em inúmeros investimentos no turismo e infra-estrutura. Vale a pena aproveitar este stop e tirar uns dias para conhecer esta cidade cheia de histórias.
Jo’burg no verão pode ser muito quente, mas os meses de dezembro e janeiro podem apresentar uma brisa fresca. Nesta época os dias muito ensolarados e sem nuvens são comuns, mas a maioria das tardes termina com tempestades. O destino é considerado o mais atingido por raios no mundo.
O inverno é gelado, com geadas e temperaturas congelantes no início da manhã e a época mais indicada para conhecer a cidade e pegar um clima agradável é entre setembro e outubro ou março e abril.
Para quem pretende fazer um intercâmbio é fundamental aprender a utilizar o transporte público para economizar e curtir melhor esta experiência.
Dica: ao chegar no aeroporto pegue um mapa da cidade atualizado. Por ser uma cidade urbana e bem espalhada, é muito fácil se perder na cidade e nada melhor que um mapa atualizado para lhe auxiliar.
Ônibus e Vans
Como na maioria das cidades, a forma mais barata de se locomover em Joanesburgo é de ônibus. Ele é recomendado para trajetos curtos dentro da cidade. Para saber mais sobre os trajetos consulte o site: http://www.mbus.co.za
Um meio de transporte muito utilizado por locais são as vans, que inclusive cobrem regiões onde os ônibus não passam. Este meio de locomoção não é muito indicado para turistas, principalmente porque a maioria dos motoristas não falam inglês e sim uma das línguas nativas da África.
Trem
A Gautrain pode ser uma escolha boa e confortável, e embora não percorra toda a cidade, disponibiliza ônibus que saem da estação para lugares mais específicos. Na maioria das vezes além do trem você terá que pegar um ônibus ou um táxi para chegar ao seu destino.
http://www.gautrain.co.za
Táxi
Táxi em Jo’burg são os carros coletivos, táxis que dividem a corrida entre várias pessoas. Se você quer um táxi como aqui no Brasil fique atento, porque lá eles são conhecidos como “CAB”. Os táxis e Cabs não circulam nas ruas, você deve ligar para uma central para chamá-los. Peça para sua escola alguns números de contato.
Ao entrar no carro certifique-se com o taxista se ele utiliza o taxímetro. Se sim, tenha cuidado durante o trajeto para evitar que ele pegue o caminho mais longo. Caso não utilize, combine o valor da corrida antes de entrar no Táxi. Nunca deixe para perguntar o valor ao final da corrida e não tenha vergonha de negociar o preço, pois por ser uma cidade turística muitas vezes os motoristas tentam explorar os turistas.
Dicas: sempre que possível pegue táxi chamado pelo hotel, restaurante, escola, são mais confiáveis.
Se você gostou de algum taxista, fique com o contato dele, para futuras corridas.
O UBER também está disponível na cidade.
Aluguel de Carros
Se você está planejando uma trip de final de semana com seus amigos, uma boa opção pode ser alugar um carro.
As diárias são bem em conta e você não ficará dependendo de horários. Apenas lembre-se que lá a mão é inglesa!
Receba atendimento personalizado e auxílio em cada etapa da sua viagem, desde a escolha do curso, acomodação e passagem aérea até orientação de visto e dicas valiosas sobre a cidade onde vai estudar. Você ainda conta com nosso suporte durante toda a sua permanência no exterior.
Fale Conosco