Quanto Custa?

Africa do Sul Brasil

Intercâmbio e Cursos para Estudar e Trabalhar na África do Sul

Custo de Vida

Em média, estudantes internacionais na África do Sul gastam aproximadamente ZAR800 por semana para viver.

A África do Sul é uma ótima opção de intercâmbio com uma alta qualidade na educação e um bom custo- benefício. Todas as cidades do país apresentam um custo médio parecido tratando-se de alimentação e transporte. O que pode variar muito é o custo de moradia, caso você opte por alugar um apartamento. Em média, as cidades da África do Sul apresentam um custo 25% menor do que São Paulo.

Além disso, a força do Real perante o moeda local (Rand) são ótimos aliados para o intercambista brasileiro, o que faz com que os preços lá sejam muito semelhantes aos do Brasil, ou na maioria das vezes mais baixos.

A nossa dica para economizar é sempre aproveitar as vantagens que as escolas oferecem em relação a acomodação e alimentação, pois além de facilitar o seu dia a dia, auxilia a gastar menos.

Sempre ressaltamos que alguns gastos são obrigatórios, mas outros não. Ao mesmo tempo achamos extremamente necessário que você tenha uma ótima experiência no país, então recomendamos fortemente que você tenha uma vida paralela aos estudos bastante ativa, conhecendo muitas pessoas de outros países, com outras culturas e aproveitando todas as opções culturais que a África do Sul tem a oferecer.

Custo de vida em Cape Town

Moradia, serviços e produtos variados

Aluguel mensal (apto de 1 quarto/ aluguel de 1 quarto) R 9.130
Água, luz, gás central e lixo (a cada 2 meses, valor por pessoa) R 954
Internet R 686
Big Mac R 51
Passe de transporte mensal R 264
Shuttle – Aeroporto/Centro da cidade R 100
Cerveja pub/supermercado R 27/16
Vinho inglês R 77
Pão de forma R 9
Leite – 1 litro R 13
Café R 24
 Cinema para 2 R 121
 Refeição em restaurante de nível médio para 2 pessoas R 291

As cotações são em Rand.

Moeda

A moeda na África do Sul é o Rand (ZAR ou R). A moeda é também utilizada em Lesoto, Namíbia e na Suazilândia.

O Rand trabalha com moedas de 0,01, 0,02, 0,05, 0,10, 0,20, 0,50, 1,00, 2,00 e 5,00. Além de cédulas de 10, 20, 50, 100 e 200. Na África do Sul boa parte das compras são feitas através de cartão de débito ao invés de crédito e raramente há a opção de parcelamento.
Cartões de crédito – A maioria dos cartões de crédito e travellers cheques (cheque viagem) são aceitos. Porém o uso pode ser um pouco restrito em vilarejos e áreas não urbanas. Combustível não pode ser pago com cartão de crédito, para isso existe um cartão especial de combustível (Petrol Card) ou então o pagamento em dinheiro. Tanto o cartão de crédito como o cartão de combustível podem ser usados para pagar pedágios. Por este motivos recomendamos andar sempre com uma quantidade em dinheiro para emergências.

Na África do Sul há um grande número de caixas-eletrônicos espalhados pelas grandes cidades. Muitas casas de câmbio aceitam o Real, mas você também pode fazer o saque com o cartão do seu banco na moeda local. Lembramos que para quem não tem conta em um banco local há uma taxa para cada saque realizado. Consulte seu banco para saber dos valores.

Os bancos abrem das 9:00 às 15:30 de segunda à sexta e das 8:30 às 11:00 aos sábados. Os principais bancos nacionais são encontrados nas maiores cidades, bem como os caixas eletrônicos (ATMs). Os bancos internacionais possuem filiais apenas nas principais cidades.

O aeroporto internacional de Joanesburgo oferece serviço bancário de 24 horas.

Gorjetas

Os restaurantes normalmente apresentam os 10% para o garçom, mas geralmente não incluem no total da conta.
A gorjeta não é cobrada automaticamente, mas se o serviço for satisfatório providencie a gorjeta, que geralmente é oferecido aos porteiros, garçons e garçonetes, motoristas de táxis, arrumadeiras de quarto, “caddies” de golfe e atendentes dos postos de gasolina.
Em restaurantes/cafés/bares é cultural deixar entre 10 a 15% do valor total da conta.

Imposto de Valor Agregado (VAT)

Na África do Sul este imposto é cobrado na hora da compra, mas guardando os recibos você pode solicitar o reembolso no momento do embarque para o Brasil, no aeroporto. O valor para poder solicitar o reembolso deve somar, no mínimo, 250 Rands.