Quanto Custa?

Africa do Sul Brasil

Intercâmbio e Cursos para Estudar e Trabalhar na África do Sul

Acomodação na África do Sul

Várias acomodações de estudante de padrões variados estão disponíveis para servir diferentes orçamentos e necessidades. Ficando em períodos mais curtos a acomodação em casa de família ou residência estudantil são as melhores opções. Para períodos maiores que esses, o ideal é alugar um quarto ou apartamento.

Em geral, o maior gasto do estudante durante o intercâmbio é com a acomodação. Os custos para morar na África do Sul (assim como em qualquer outro país) variam muito, independente se você irá morar em uma acomodação estudantil, alugar um apartamento ou até mesmo em uma casa da família (homestay). Basicamente, os principais fatores que influenciam no valor do aluguel são os mesmos do Brasil: localização, cidade, número de pessoas que dividirão o quarto (ou a casa) com o estudante, etc.

Seja qual for a acomodação, todas têm ótimas vantagens e alguns pontos negativos. Veja a que melhor se adapta às suas necessidades para que você possa aproveitar seu intercâmbio ao máximo.

Tipos de Acomodações

Casa de Família

É a melhor escolha caso você fique por um período curto de até dois meses. Em uma casa de família você mora em uma casa, vivenciando o dia-a-dia de uma família local. Ficar em uma casa de família é uma ótima oportunidade também para praticar a língua inglesa, entender um pouco mais dos hábitos e da cultura local, além de morar em um ambiente seguro e familiar.

Outra vantagem de morar em uma casa de família é a oportunidade de conhecer alunos de diferentes culturas, como ingleses, mexicanos, americanos, colombianos, italianos, poloneses, coreanos, entre outros.
Mas lembre-se: casa de família não é um hotel, ou seja, você ainda assim precisará cumprir com algumas obrigações, como por exemplo, avisar se irá chegar tarde, se não vai jantar com a família ou se não irá dormir em casa.

Para ficar com uma família em Cape Town, já com algumas refeições inclusas (como café da manhã e jantar), os custos podem variar de ZAR3000 a ZAR3600 por semana.

Acomodação Estudantil

Esse tipo de acomodação é a melhor opção para quem não abre mão de liberdade e privacidade já que, nesses casos, o estudante mora sozinho em um quarto, ou divide o quarto com outro estudante em uma grande casa (ou prédio), onde a cozinha, salas e às vezes, até os banheiros são compartilhados.

Outra vantagem da acomodação estudantil é a localização. Normalmente elas ficam perto da escola, muito mais perto que as casas de família, que por serem casas onde locais moram costumam ficar mais afastadas dos grandes centros.

Na acomodação estudantil você tem contato diário (em geral, dividindo o quarto) com estudantes dos mais diferentes lugares do mundo, o que pode ajudar na sua adaptação, além de ajudar você a fazer muitas amizades. Em contrapartida, você dificilmente conviverá com nativos.

O preço de uma acomodação estudantil pode variar bastante. Em cidades como Cape Town é possível ficar em um quarto compartilhado por ZAR2700 por semana ou ZAR2900 para um quarto privativo.

Alugar apartamento

Alugar um apartamento é, sem dúvida, a melhor opção para quem vai ficar na África do Sul por um período superior a dois meses. Morar sozinho no exterior é certamente uma grande experiência de vida. Em geral você pode encontrar vagas em apartamentos nos murais das escolas. Mas a melhor maneira de achar um lugar para morar de forma independente é estabelecendo contatos com colegas e fazendo amizades na escola.

Para se alugar uma residência por conta na África do Sul é preciso muitas vezes possuir um fiador ou realizar o pagamento adiantado de no mínimo o valor referente a um mês de aluguel.

Hotéis

Hotéis são as opções bem mais caras, possuem ótimo conforto e privacidade. O hotel é ideal para quem vai ficar pouco tempo na cidade e não quer ter nenhuma preocupação com horário, compartilhamento de quarto ou até questões simples como onde e o que vai ter no café da manhã ou quem irá arrumar a cama.